Pular para o conteúdo principal

Contagem regressiva para a largada da Meia Maratona Tiradentes 2018

Ascom

Márcio Leão e Marily Santos, vencedores de 2017
 

Na semana que acontece a realização da 34ª Meia Maratona Tiradentes, as ruas de Juazeiro, cidade baiana no Norte do Estado, se transformam em pistas de corrida engarrafadas por corredores jovens e idosos que aprimoram a forma para a disputa da tradicional competição.
Nas primeiras horas do dia, quando o sol imponente lança seus raios de luz e calor sobre a terra, personagens trajando tênis, meias, calções e camisetas coloridos – alguns com agasalho – enchem de cor e beleza o cenário de asfalto frio e impessoal do Parque Lagoa de Calu, das BRs que cruzam a cidade e das Orla I e II, às margens do majestoso Rio São Francisco.
São os últimos ajustes individuais de cada competidor, em busca da melhor performance. Eles sabem que, quando a sirene soar, o físico e o psicológico precisam estar em plena harmonia para conquistar o pódio consagrador, às vezes superando seus limites.
A ansiedade aumenta a cada minuto que se aproxima a hora da largada, e se estende aos organizadores da maior competição de rua da Bahia, comprometidos em minimizar todas as possibilidades de erro no antes, durante e pós prova.
Esse ano não é diferente. A começar pelo apelo de atrair corredores conceituados nacionalmente, a exemplo das campeãs Marily Santos e Marina Gomes Marçal, e dos vencedores Edson Amaro, José Márcio Leão e Justino Pedro da Silva, entre tantos outros.
Entre anônimos e celebridades das pistas, correrão a Meia Maratona Tiradentes deste ano por volta de 400 competidores divididos nos percursos de 5 mil metros e 21 mil metros. Para o superintendente de esportes Gilberto Pacheco, a Prefeitura Municipal de Juazeiro busca proporcionar a todos participantes os requintes das grandes maratonas nacionais e internacionais, a exemplo do exame antidoping para os vencedores e a utilização de chips para monitoramento dos concorrentes, todos supervisionados pela Associação Brasileira de Controle de Dopagem e chancelado pela Federação Baiana de Atletismo.
Para o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Sérgio Fernandes, a prefeitura investe esse ano o valor de R$ 75 mil em prêmios, fora as despesas com o operacional. “Dentro do atual cenário de crise que atinge a o país, a administração do prefeito Paulo Bomfim continua priorizando as ações do esporte, com um calendário de eventos o ano todo, e a Meia Maratona Tiradentes é um dos carros-chefes da modalidade não só em Juazeiro, mas também na Bahia” – assegura o titular da pasta.
A largada da 34ª Meia Maratona Tiradentes será dada às 7h30 do próximo domingo 29, na Orla I de Juazeiro, na estrutura montada em frente às Casas Bahia, mesmo local da chegada.
Corrida de 2017
No ano passado, os pódios feminino e masculino ficaram assim:
Feminino
1º Marily dos Santos, do Ferbasa Multiesporte, com o tempo de 1h22min32s
2º Mary Emanuelle da Costa Oliveira Moreira Carneiro, da Usina São José, com o tempo de 1h22min32s
3º Graciete Moreira Carneiro, do C. Esporte Clube, com o tempo de 1h25min34s
4º Rebeca Rodrigues Costa, com o tempo de 1h28min2s
5º Larrise do Nascimento de Souza, da ACCAT, com o tempo de 1h28min7s
Masculino
1º José Márcio Leão Silva, do Cruzeiro, com o tempo de 1h6min27s
2º Valdir Sérgio de Oliveira, do Cruzeiro, com o tempo de 1h8min25s
3º Ênio Cleiton, do Cruzeiro, com o tempo de 1h8min29s
4º Edson Amaro Arruda dos Santos, do APA/Petrolina, com o tempo de 1h8min47s
5º Hélio Cássio Bispo dos Reis, do time Caetano Teles, com o tempo de 1h9min9s

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cardosinho, um fenômeno

O veterano corredor é o primeiro a ser inscrito na Meia Maratona Tiradentes 2017 Por Carlos Humberto - texto e fotos Quem conhece os circuitos de corrida de rua do Brasil já competiu ou pelo menos ouviu falar de Cardosinho. Batizado Francisco Cardoso da Silva, o cearense nascido em Missão Velha, em 26 de fevereiro de 1949, compete desde 2001, e nos últimos anos se notabilizou por vencer todas as edições da Meia Maratona Tiradentes em sua faixa etária - 65 a 70 anos. Nesta quinta-feira 16, Cardosinho procurou a Superintendência de Esportes do Município de Juazeiro, onde confirmou sua inscrição em mais uma Meia Maratona. Lá, foi avisado que a sua inscrição recebeu o número um, o que comprova o seu faro para chegar à frente dos concorrentes. Esta será a sua 15ª participação na tradicional corrida promovida e organizada pela Prefeitura de Juazeiro. Na sua galeria, figuram 15 troféus da Meia Maratona de um total de 79 conquistados ao longo de sua carreira. Falando à reportagem do

Marily busca 13º título na Tiradentes

Atleta olímpica Marily dos Santos já está confirmada para a 33ª Meia Maratona Tiradentes   Por Ramáiana Leal / SECULTE   A 33ª Meia Maratona Tiradentes, realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, vai acontecer dia 23 de abril e a atleta olímpica internacional, Marily dos Santos, já está com sua participação confirmada. Marily venceu a Meia Maratona Tiradentes por 12 anos consecutivos. As inscrições seguem até o dia 13 no Ginásio de Esportes Aloísio Viana, de 08h às 12h e de 14h às 18h, acompanhado de cópia de CPF, RG e comprovante de residência e taxa de R$ 50.  Marily dos Santos tem 20 anos de carreira. Em Juazeiro ela venceu a Tiradentes 12 vezes. "A primeira vez que ganhei foi marcante e não sai da memória, mas cada prova é uma sensação diferente. A participação em Juazeiro está confirmadíssima. Sempre volto à primeira cidade que me recebeu quando cheguei na Bahia. O público sempre me marca em Juazeiro, sem

A História da Meia Maratona Tiradentes

     Juazeiro,  no Norte da Bahia, a 500 km de Salvador, é uma das cidades mais importantes do Brasil, onde se pode conciliar desenvolvimento econômico com qualidade de vida. Situada á margem direita do Rio São Francisco a cidade de Juazeiro é unida á Petrolina pela Ponte Presidente Dutra. Sua população de aproximadamente 200 mil habitantes é formada por um povo alegre, hospitaleiro e de muita fé. O município é conhecido como “Berço da Cultura e do Esporte”. Entre seus filhos ilustres estão João Gilberto, Ivete Sangalo, Nunes, Nixon, Petrus, Lourival Quirino, Edson Amaro, Suelly Aline e Daniel Alves. As terras férteis, água em abundância e sol o ano todo fizeram de Juazeiro a Capital Brasileira da Irrigação. É neste cenário positivo que a  Prefeitura Municipal de Juazeiro  realiza a  Meia Maratona Tiradentes,  maior evento de pedestrianismo do interior da Bahia. Criada em  21 de abril de 1984 , para homenagear Joaquim José da Silva Xavier,  o Tiradentes.  A Corrida vem a